Resident Evil 6: Conheça os Monstros

13/09/2012 às 22:45
Paulo Wirth 4 Comentários

Resident Evil 6 Headline

Em Resident Evil 6, se há uma coisa que merece destaque, é o design das criaturas e sua diversidade. A série Resident Evil sempre foi referência no design de monstros em sua era clássica, porém, isso se perdeu um pouco na era moderna da série, que trouxe inimigos mais humanos à sua galeria de horrores.

A forma dos monstros é simplesmente impactante, algo que não se via há muito tempo, desde Resident Evil 3 ou talvez, Resident Evil 4. Muitos jogos e seriados de TV influenciaram os inimigos que os jogadores enfrentarão durante o jogo. Vamos descrever cada um deles, de acordo com o que foi divulgado no site oficial da Capcom japonesa.

Zumbis

Com a volta da popularidade dos mortos-vivos em diversos meios de entretenimento, especialmente a TV, por meio do seriado The Walking Dead, a Capcom aproveitou a deixa para trazer de volta os inimigos clássicos da franquia em Resident Evil 6, mas com diversos toques especiais e talvez até inesperados.

Resident Evil 6 Zombie

Os zumbis criados pela ação do novo C-Virus se comportam de maneira semelhante aos infectados pelo T-Virus, se movimentando lentamente e operando baseado nos instintos animais primários, porém, são capazes de se movimentar rapidamente quando detectam sua presa, demonstrando um comportamento mais agressivo para caçar sua presa, se valendo do uso de armas (utensílios de cozinha, armas de fogo, elementos do cenário) e até mesmo são capazes de passar por obstáculos para conseguir seu alimento (humanos). São capazes de correr e pular em suas vítimas.

Estes inimigos são vistos e enfrentados em maior parte nas campanhas de Leon Kennedy e Ada Wong e apresentam maior variedade em relação aos jogos anteriores, desde civis, policiais, bombeiros, militares, etc. Também são capazes de produzir e cuspir grandes quantidades de ácido a longa distância. De acordo com o produtor Hiroyuki Kobayashi, os zumbis criados pelo C-Virus são capazes de usarem armas por terem seus instintos de sobrevivência aumentados pela ação do vírus, então se um humano virou um zumbi portando uma arma ou objeto de defesa, ele irá reter a inteligência de como usá-la para matar suas vítimas e devorá-las.

J’avos

J’avo é um termo sérvio que significa demônio. Os J’avos são um dos grandes chamarizes de Resident Evil 6 e a evolução em termo de armas biológicas. Criados pela ação do C-Virus, retêm boa parte de sua inteligência e atacam em grupos (similar aos Ganados e Majini de RE4 e RE5, respectivamente), e também são capazes de usar armas de fogo.

Resident Evil 6 J'avo Ruka-SRP

De forma geral, J’avos aparentam ser humanos, porém, vistos de perto, é possível notar diversos olhos (semelhante a aracnídeos) na face e pele do rosto é cheia de rupturas e feridas, sangrando intensamente, após sua mutação. A grande novidade que os J’avo trazem é sua capacidade regenerativa. Semelhante aos monstros originados pelo G-Virus, quando um J’avo sofre certa quantidade de dano, a área comprometida se regenera e sofre uma mutação aleatória e rápida, que permite reconstrução do tecido múscular atingido, órgãos e membros do corpo. Entretanto, a mutação pode sofre uma evolução inesperada e transforma cada J’avo em uma criatura única.

Resident Evil 6 J'avo Ruka-Khvatanje

O jogador deve adaptar a estratégia de combate de acordo com o resultado da mutação. Mais de 10 variações foram registradas até o momento, lembrando muito o comportamento das las plagas e um mix com monstros mais antigos da série. J’avos são extremamente inteligentes e agressivos, sendo avistados pela primeira vez em Edônia, seis meses antes dos eventos ocorridos em Resident Evil 6 e são os principais monstros das campanhas de Chris Redfield e Jake Muller.

Ustanak

Uma criatura extremamente forte e inteligente programada para perseguir e capturar Jake Muller, Ustanak é o Nemesis de Resident Evil 6. O nome é uma palavra servo-croata e significa “Rebelião”.

Resident Evil 6 Ustanak

Assim como seu antecessor, Ustanak é muito forte e resistente às mais poderosas armas de fogo. Também é capaz de matar os personagens em um único ataque durante certos momentos do jogo. Seu braço direito é uma espécie de braço cibernético capaz de acoplar diversas armas, mecânicas ou de fogo, à sua disposição. Essa capacidade torna Ustanak um oponente perigoso e ele perseguirá Jake incansavelmente. Para se ter idéia, a arma biológica é tão forte que foi capaz de enfrentar quatro dos personagens principais do jogo ao mesmo tempo e ainda assim não foi derrotado. Seus ataques são extremamente agressivos e se valerá de todos os recursos para eliminar seus obstáculos. Os produtores e diretor de Resident Evil 6 trouxeram Ustanak com o objetivo de recriar o terror vivenciado pelos jogadores em Resident Evil 3.

Lepotitsa

Exclusivo de Resident Evil 6, Lepotitsa é um termo servo-croata para beleza. É especulado que a Lepotitsa seja uma arma biológica originada a partir de um casulo gerado a partir do C-Virus.

Resident Evil 6 Lepotitsa

A Lepotitsa, através de seus poros, emite uma substância gasosa tóxica no ar, capaz de infectar a todos os seres vivos próximos em mutações do C-Virus, particularmente, transformar humanos em zumbis num instante. Originalmente foi avistada por Leon Kennedy e Helena Harper em Tall Oaks e também em um avião que enquanto se dirigiam a Lanshiang, na China. É especulado que a criatura foi responsável pela contaminação da cidade de Tall Oaks e pela crise que se sucedeu na cidade.

Sua face humanóide é capaz de se dividir e forma uma grande mandíbula capaz de engolir a cabeça do jogador. É especulado que seja uma das formas de mutação resultantes quando saem de um casulo (Chrysalid).

Ogroman

Ao contrário do que o termo sugere, Ogroman não é um chefe inspirado em Rockman e sim, uma criatura gigantesca criada a partir do C-Virus. O termo é de origem servo-croata e significa enorme, gigantesco.

Resident Evil 6 Ogroman

Ogroman possui características similares ao El Gigante visto em Resident Evil 4, porém, é incrivelmente maior e mais forte. Chris Redfield e Piers Nivans avistam e confrontam um Ogroman em Edônia, durante o combate entre a BSAA e os mercenários da resistência, La Vita Nuova (a mesma unidade a que Jake Muller pertence). Durante o caos em Edônia, a criatura é liberada para atrasar o avanço da BSAA. Eventualmente, Jake Muller e Sherry Birkin se juntam à BSAA para combater duas criaturas desse tipo ao mesmo tempo. Seu ponto fraco é um tumor que surge em sua coluna vertebral.

Chrysalid

Chrysalid é um estágio de infecção pelo C-Virus que envolve o ser vivo infectado em um casulo, do qual surgirá uma nova criatura. Geralmente, um J’avo entrará nesse estado após receber muitos danos e dará início a uma nova mutação. Chrysalids também fazem sua estréia em Resident Evil 6.

Resident Evil 6 Chrysalid

Nesse momento de transformação, os casulos são vulneráveis e podem ser destruídos antes que o processo se complete. Contudo, se o jogador demorar para destruí-lo, uma nova aberração surgirá, explodindo o casulo.

Strelats

Uma das variantes originadas após a fase Chrysalid. Esta variante se movimenta rapidamente, sendo capaz de disparar agulhas contra seus alvos a longas distâncias.

Resident Evil 6 Strelats

Essa variante foi encontrada por Chris Redfield e Piers Nivas na Edônia em 2012 e novamente, em Lanshiang, na China, por Jake Muller e Sherry Birkin. Esta criatura é jogável no modo Agent Hunt. Um dos significados de seu nome é atirador.

Napad

Esta variante da Chrysalid é lenta na maior parte do tempo, arrastando seu corpo pesado, porém, quando há um caminho livre, é capaz de avançar rapidamente sobre seu alvo. Possuem um exoesqueleto muito resistente, mas há um ponto vulnerável próximo à área da escápula.

Resident Evil 6 Napad

Entretanto, é possível enfraquecê-los destruindo sua armadura com explosões, deixando seus músculos expostos e os tornando vulneráveis. Esta variante foi encontrada na Edonia por Chris Redfield e Piers Nivans. Seu corpo emite temperaturas altíssimas, o que causa uma fumegação constante. O nome é um termo servo-croata e significa “ataque” ou “investida”. Estes monstros lembram muito as criaturas vistas na série Dead Space.

Nota: não deixem de ler ao nosso review completo sobre Resident Evil 6, dividido em sete partes!

Fonte: Capcom (Site Oficial Japonês)

Escrito por: Paulo Wirth

O único no Game Bang que não sabe fazer piadas. Programador. Músico. Suas séries favoritas atualmente são The Last of Us, Resident Evil, Final Fantasy, Guilty Gear e Blazblue. Busca trazer ao site as últimas tendências do mundo dos games, bem como cobrir as principais notícias de títulos conhecidos e novos. Visite o canal pessoal do Paulo no YouTube: www.youtube.com/paulowirth e escute seus arranjos de Final Fantasy para piano.

4 comentários em “Resident Evil 6: Conheça os Monstros

    1. Paulo Wirth Post author

      Obrigado pelo comentário Julio. A Famitsu dessa semana revelou mais novos inimigos e vamos atualizar o post assim que sairem as imagens oficiais. Abraço.

      Reply
  1. Valéria

    Qual é o nome daque zumbi, monstro, não sei como chama-lo, ele aparece la na china quando leon e helena tem que pegar 3 senhas, ele é muito chato, nojento, gosmento, e se despedaça e ainda anda com a metade do corpo e das mãos. Qual é o nome dele?

    Reply
    1. Paulo Wirth Post author

      Olá Valéria. A criatura em questão é o Rasklapanje, que significa “desmantelar” e ele tem características que lembram uma sanguessuga, sendo uma vítima do C-Virus que sofreu extrema mutação. Essas criaturas são vulneráveis a fogo, mas se regeneram após certo tempo. Você as encontrará em todas as campanhas.

      Reply

Comente