Os monstros de Resident Evil 6

13/09/2012 às 22:45
Paulo Wirth 4 Comentários

Resident Evil 6 Headline
Em Resident Evil 6, se há uma coisa que merece destaque, é o design das criaturas e sua diversidade. A série Resident Evil sempre foi referência no design de monstros em sua era clássica, porém, isso se perdeu um pouco na era moderna da série, que trouxe inimigos mais humanos à sua galeria de horrores.

A forma dos monstros é simplesmente impactante, algo que não se via há muito tempo, desde Resident Evil 3 ou talvez, Resident Evil 4. Muitos jogos e seriados de TV influenciaram os inimigos que os jogadores enfrentarão durante o jogo. Vamos descrever cada um deles, de acordo com as descrições oficiais dadas pela Capcom.

Guia de Monstros

Zumbis

Com a volta da popularidade dos mortos-vivos em diversos meios de entretenimento, especialmente a TV, por meio do seriado The Walking Dead, a Capcom aproveitou a deixa para trazer de volta os inimigos clássicos da franquia em Resident Evil 6, mas com diversos toques especiais e talvez até inesperados.

Resident Evil 6 Zombie

Os zumbis criados pela ação do novo C-Virus se comportam de maneira semelhante aos infectados pelo T-Virus, se movimentando lentamente e operando baseado nos instintos animais primários, porém, são capazes de se movimentar rapidamente quando detectam sua presa, demonstrando um comportamento mais agressivo para caçar sua presa, se valendo do uso de armas (utensílios de cozinha, armas de fogo, elementos do cenário) e até mesmo são capazes de passar por obstáculos para conseguir seu alimento (humanos). São capazes de correr e pular em suas vítimas.

Estes inimigos são vistos e enfrentados em maior parte nas campanhas de Leon Kennedy e Ada Wong e apresentam maior variedade em relação aos jogos anteriores, desde civis, policiais, bombeiros, militares, etc. Também são capazes de produzir e cuspir grandes quantidades de ácido a longa distância. De acordo com o produtor Hiroyuki Kobayashi, os zumbis criados pelo C-Virus são capazes de usarem armas por terem seus instintos de sobrevivência aumentados pela ação do vírus, então se um humano virou um zumbi portando uma arma ou objeto de defesa, ele irá reter a inteligência de como usá-la para matar suas vítimas e devorá-las.

J’avos

J’avo é um termo sérvio que significa demônio. Os J’avos são um dos grandes chamarizes de Resident Evil 6 e a evolução em termo de armas biológicas. Criados pela ação do C-Virus, retêm boa parte de sua inteligência e atacam em grupos (similar aos Ganados e Majini de RE4 e RE5, respectivamente), e também são capazes de usar armas de fogo.

Resident Evil 6 J'avo Ruka-SRP

De forma geral, J’avos aparentam ser humanos, porém, vistos de perto, é possível notar diversos olhos (semelhante a aracnídeos) na face e pele do rosto é cheia de rupturas e feridas, sangrando intensamente, após sua mutação. A grande novidade que os J’avo trazem é sua capacidade regenerativa. Semelhante aos monstros originados pelo G-Virus, quando um J’avo sofre certa quantidade de dano, a área comprometida se regenera e sofre uma mutação aleatória e rápida, que permite reconstrução do tecido múscular atingido, órgãos e membros do corpo. Entretanto, a mutação pode sofre uma evolução inesperada e transforma cada J’avo em uma criatura única.

Resident Evil 6 J'avo Ruka-Khvatanje

O jogador deve adaptar a estratégia de combate de acordo com o resultado da mutação. Mais de 10 variações foram registradas até o momento, lembrando muito o comportamento das las plagas e um mix com monstros mais antigos da série. J’avos são extremamente inteligentes e agressivos, sendo avistados pela primeira vez em Edônia, seis meses antes dos eventos ocorridos em Resident Evil 6 e são os principais monstros das campanhas de Chris Redfield e Jake Muller.

Ustanak

Uma criatura extremamente forte e inteligente programada para perseguir e capturar Jake Muller, Ustanak é o Nemesis de Resident Evil 6. O nome é uma palavra servo-croata e significa “Rebelião”.

Resident Evil 6 Ustanak

Assim como seu antecessor, Ustanak é muito forte e resistente às mais poderosas armas de fogo. Também é capaz de matar os personagens em um único ataque durante certos momentos do jogo. Seu braço direito é uma espécie de braço cibernético capaz de acoplar diversas armas, mecânicas ou de fogo, à sua disposição. Essa capacidade torna Ustanak um oponente perigoso e ele perseguirá Jake incansavelmente. Para se ter idéia, a arma biológica é tão forte que foi capaz de enfrentar quatro dos personagens principais do jogo ao mesmo tempo e ainda assim não foi derrotado. Seus ataques são extremamente agressivos e se valerá de todos os recursos para eliminar seus obstáculos. Os produtores e diretor de Resident Evil 6 trouxeram Ustanak com o objetivo de recriar o terror vivenciado pelos jogadores em Resident Evil 3.

Chrysalid

Chrysalid é um estágio de infecção pelo C-Virus que envolve o ser vivo infectado em um casulo, do qual surgirá uma nova criatura. Geralmente, um J’avo entrará nesse estado após receber muitos danos e dará início a uma nova mutação. Chrysalids também fazem sua estréia em Resident Evil 6.

Resident Evil 6 Chrysalid

Nesse momento de transformação, os casulos são vulneráveis e podem ser destruídos antes que o processo se complete. Contudo, se o jogador demorar para destruí-lo, uma nova aberração surgirá, explodindo o casulo.

Bloodshot

Resident Evil 6 Bloodshot Estágio avançado da mutação de um zumbi contaminado pelo C-Virus. Quando a cabeça do hospedeiro sofre danos, o vírus causa rápida mutação em seu corpo, resultando num aumento da resistência e agilidade. Essa criatura é chamada Bloodshot e recebe esse nome por conta de sua aparência – porque a mutação expõe o tecido muscular completamente. Causando danos o suficiente em um Bloodshot resulta na abertura da caixa torácica e a exposição do coração, seu ponto fraco.

Indivíduos suscetíveis a essa mutação podem ser identificados por seus olhos vermelhos. A cabeça geralmente é o ponto fraco de um zumbi comum, mas no caso de Bloodshots em potencial, a cabeça na verdade é que vai ativar a mutação. Inúmeros jogadores já devem ter caído nessa armadilha ao tentar dar cabo de um deles achando que fossem zumbis comuns.

Voltar ao índice

Strelats

Resident Evil 6 Strelats Uma criatura que se assemelha a um lagarto, resultante da infecção pelo C-Virus e a fase de crisálida, seu nome é um termo sérvio para “arqueiro”. Os Strelats foram encontrados pela primeira vez em Edonia pela BSAA.

Dependendo do ambiente, a criatura pode escalar paredes e tetos para distrair os seus inimigos, também sendo capaz de disparar dardos de seu corpo.Quando próximo, a criatura tende a fugir, mas também poderá liberar gás tóxico. Ao passo que aparenta não ter fraquezas, é suscetível a ataques físicos.

Voltar ao índice

Napad

Avistado pela primeira vez no leste europeu, criado após administrar o C-Virus a um humano. Seu comportamento se assemelha ao de um gorila. Seu nome é um termo sérvio e significa “assaulto”, suando sua carapaça enorme para avançar em seus inimigos.

Seu exoesqueleto não pode ser facilmente quebrado, mas quando dano o suficiente é causado, os músculos e tecidos ficam expostos. A parte traseira da casca é particularmente frágil, e a criatura pode ser neutralizada ao atacar parte do sistema nervoso central escondida abaixo. O Napad também vai liberar vapor em intervalos regulares, a fim de diminuir sua temperatura corporal elevada.

Voltar ao índice

Rasklapanje

Resident Evil 6 Rasklapanje Uma mutação completa do C-Virus, que nem mesmo os cientistas da Neo-Umbrella acreditavam ser possível. O nome é um termo sérvio e significa “desmantela”, pelo fato de que tem a capacidade de dividir seu corpo em múltiplas partes. Seu verdadeiro corpo está oculta na cavidade abdominal de sua pele fluída e esbranquiçada, e atacar seu corpo externo não surtirá efeito.

Ao passo que pode parecer imobilizada após sofrer uma certa quantidade de danos, é capaz de se recompor instantes depois. Quando divide seu corpo, geralmente a parte inferior e superior se separam, além das mãos, e todas agem de forma independente. A Rasklapanje é capaz de se reintegrar quando desejar inclusive.

Por conta de seu corpo flexível, é capaz de se espremer em passagens pequenas, como dutos de ventilação. Mesmo sendo uma arma biológica virtualmente invencível, seu corpo verdadeiro se revelará se exposto a temperaturas altas; também pode ser visto quando se enfia em outro corpo pela boca na hora de se reproduzir.

Voltar ao índice

Lepotitsa

Resident Evil 6 Lepotitsa Seu nome é um termo sérvio que significa “mulher de beleza”. A Lepotitsa é capaz de descarregar gás de seus múltiplos esporos. Aqueles que inalarem o gás, que tem alcance de um rádio de aproximadamente 4,8 Km, será rapidamente infectado e transformado em zumbi.

Inúmeras crisálidas da criatura foram implantadas em Tall Oaks, infectando boa parte dos cidadãos após nascerem. A origem da Lepotitsa é contada no mangá Biohazard Marhawa Desire. É recomendado combater o monstro com uma certa distância, pois caso esteja muito próximo, ela poderá facilmente agarrá-lo e matá-lo com a língua gigantesca oculta em sua mandíbula, que se abre revelando sua forma grotesca.

Voltar ao índice

Iluzija

Resident Evil 6 Iluzija Ao contrário das outras cobras mutantes, a Iluzija não era uma cobra normal e sim o resultado de uma mutação espontânea de um humano pelo C-Virus, que entrou em estrado de crisálida.O nome é um termo sérvio e significa “ilusão”, por conta de sua capacidade de camuflagem, ativada quando o monstro encontra uma preza em potencial e fica agitado.

Essa habilidade aumenta as chances de atacar sua vítima completamente desprevenida. Caso atacada o suficiente, a Iluzija pode ser avistada, mas suas escamas ficam mais endurecidas e não podem ser atingidas com armas comuns; seu ponto fraco então é exposto enquanto abrir sua mandíbula para atacá-lo.

Voltar ao índice

Ogroman

Resident Evil 6 Ogroman Arma biológica avistada pela primeira vez na república da Edonia. O nome deriva da palavra sérvia para “gigantesco”, e dada a maneira que se elevam sobre os terraços e destroem edifícios enquanto perseguia Chris e Piers, é fácil entender o porquê do nome.

Ogromen são implantados no campo de batalha a partir de helicópteros, suspendendo-os da protrusão em suas costas que parece um plug, mas uma vez soltos, os restos do plug são mais fracos que a pele dura do Ogroman, sendo este seu ponto fraco.

Voltar ao índice

Nota: não deixem de ler ao nosso review completo sobre Resident Evil 6, dividido em sete partes!

Fonte: Capcom (Site Oficial Japonês)

Escrito por: Paulo Wirth

O único no Game Bang que não sabe fazer piadas. Programador. Músico. Suas séries favoritas atualmente são The Last of Us, Resident Evil, Final Fantasy, Guilty Gear e Blazblue. Busca trazer ao site as últimas tendências do mundo dos games, bem como cobrir as principais notícias de títulos conhecidos e novos. Visite o canal pessoal do Paulo no YouTube: www.youtube.com/paulowirth e escute seus arranjos de Final Fantasy para piano.

4 comentários em “Os monstros de Resident Evil 6

    1. Paulo Wirth Post author

      Obrigado pelo comentário Julio. A Famitsu dessa semana revelou mais novos inimigos e vamos atualizar o post assim que sairem as imagens oficiais. Abraço.

      Reply
  1. Valéria

    Qual é o nome daque zumbi, monstro, não sei como chama-lo, ele aparece la na china quando leon e helena tem que pegar 3 senhas, ele é muito chato, nojento, gosmento, e se despedaça e ainda anda com a metade do corpo e das mãos. Qual é o nome dele?

    Reply
    1. Paulo Wirth Post author

      Olá Valéria. A criatura em questão é o Rasklapanje, que significa “desmantelar” e ele tem características que lembram uma sanguessuga, sendo uma vítima do C-Virus que sofreu extrema mutação. Essas criaturas são vulneráveis a fogo, mas se regeneram após certo tempo. Você as encontrará em todas as campanhas.

      Reply

Comente